http://www.tvbrasil.org.br/novidades/?p=12608
Programa de Cinema - Publicado em 25/01/2011 - 18h40 • Atualizado em 25/01/2011 - 18h40
O Mão de Luva Longa aborda um período pouco explorado do Vice-Reinado do Brasil
O documentário O Mão de Luva, dirigido por Silvio Coutinho, é atração inédita do Programa de Cinema desta sexta (4), às 22h, na TV Brasil. Conta a saga do bandoleiro Manoel Henriques, vulgo “O Mão de Luva”, que foi perseguido pelo Alferes Tiradentes e cuja captura originou a criação da cidade fluminense de Cantagalo e Nova Friburgo, entre outros municípios atingidos pela tragédia das chuvas na região serrana.
Localizada na zona proibida de exploração de ouro, Cantagalo foi terra de barões, cientistas renomados, escritores (inclusive o consagrado Euclides da Cunha) e o maior produtor de café do Brasil no século 19. Hoje, grandes jazidas de cimento e cal são exploradas por grandes mineradoras localizadas na cidade que também está próxima a Além Paraiba (MG), outro município devastado pelas chuvas.
Nova Friburgo foi durante muito tempo um distrito de Cantagalo, cuja extensão vinha de Carmo até Itaboraí, formando, na época, uma das maiores cidades do Estado do Rio de Janeiro. Fazendas centenárias, incluindo o Palacete do Gavião, considerada a mais sofisticada propriedade rural da América Latina no século 19, fazem parte do seu sítio histórico. O Barão de São Clemente, que fez riqueza na cidade, mandou construir no Rio de Janeiro o Palácio do Catete, para ser a residência urbana de sua esposa, a Baronesa Laura Clementina da Silva Pinto. A propriedade mais tarde seria a moradia, por décadas, dos presidentes da República do Brasil.
Historiadores conceituados, como Henrique Bon e Clélio Erthal, ajudam a contar a saga do Mão de Luva e a fundação de Cantagalo, além de populares, que contam, entre outras coisas, a história de uma paixão avassaladora entre o personagem título e Dona Maria I, Rainha de Portugal, mais conhecida como Maria, a Louca.
72 min. Ano: 2007. Gênero: Documentário. De Silvio Coutinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário