terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

“Sertão Ocupado por Índios Brabos”

 Segue abaixo uma nota de programação da TV BRASIL, que busca as origens do nosso país, que congratula a quem zela e acredita nele, resgata e reaviva a nossa história. Pra quem pouco conhece, esse longa fala de nossa história cantagalense, oooooooooo tempo bom!

http://www.tvbrasil.org.br/novidades/?p=12608




Programa de Cinema - Publicado em 25/01/2011 - 18h40 • Atualizado em 25/01/2011 - 18h40

O Mão de Luva Longa aborda um período pouco explorado do Vice-Reinado do Brasil

Programa de Cinema: Mão de Luva



O documentário O Mão de Luva, dirigido por Silvio Coutinho, é atração inédita do Programa de Cinema desta sexta (4), às 22h, na TV Brasil. Conta a saga do bandoleiro Manoel Henriques, vulgo “O Mão de Luva”, que foi perseguido pelo Alferes Tiradentes e cuja captura originou a criação da cidade fluminense de Cantagalo e Nova Friburgo, entre outros municípios atingidos pela tragédia das chuvas na região serrana.
Localizada na zona proibida de exploração de ouro, Cantagalo foi terra de barões, cientistas renomados, escritores (inclusive o consagrado Euclides da Cunha) e o maior produtor de café do Brasil no século 19. Hoje, grandes jazidas de cimento e cal são exploradas por grandes mineradoras localizadas na cidade que também está próxima a Além Paraiba (MG), outro município devastado pelas chuvas.
Nova Friburgo foi durante muito tempo um distrito de Cantagalo, cuja extensão vinha de Carmo até Itaboraí, formando, na época, uma das maiores cidades do Estado do Rio de Janeiro. Fazendas centenárias, incluindo o Palacete do Gavião, considerada a mais sofisticada propriedade rural da América Latina no século 19, fazem parte do seu sítio histórico. O Barão de São Clemente, que fez riqueza na cidade, mandou construir no Rio de Janeiro o Palácio do Catete, para ser a residência urbana de sua esposa, a Baronesa Laura Clementina da Silva Pinto. A propriedade mais tarde seria a moradia, por décadas, dos presidentes da República do Brasil.
Historiadores conceituados, como Henrique Bon e Clélio Erthal, ajudam a contar a saga do Mão de Luva e a fundação de Cantagalo, além de populares, que contam, entre outras coisas, a história de uma paixão avassaladora entre o personagem título e Dona Maria I, Rainha de Portugal, mais conhecida como Maria, a Louca.
72 min. Ano: 2007. Gênero: Documentário. De Silvio Coutinho.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.

 
 
 
"Se você me perguntar
O que é que eu tô fazendo
Eu digo que não sei
Se você me perguntar
O que eu quero do futuro
Eu digo que não sei
 
Só sei que eu espero que a vida
Me mande algo bom
Só sei que eu não quero cantar
Minha trilha fora do tom
 
Tão comum
Se arriscar sem saber 100% se é bom
Tão comum
Sonhar mais alto do que se pode crer
Tão comum
Errar ao conjugar o verbo "querer"
Tão comum
Errar, errar, errar de novo
 
Se a consciência me chamar
Disser que eu não posso
Eu digo que não sei
Assumo os meus desejos
Tento saciar a sede
Daquilo que nem sei
 
Tantas perguntas a responder
O que é certo, o que é bom
E o que é real
Antes de dar resposta
É preciso aprender a perguntar!"


Pra alguns pode até ser meio êmo, mas é de Sandy Leah,  Junior Lima e Lucas Lima - Tão Comum